parallax background

Josué vivia pela fé

O triunfo da fé!
October 10, 2018
Podcast – Uma igreja que influencia a Nação
October 18, 2018

Quem luta suas lutas? Pela fé você tem confiado a Deus as suas lutas diárias?

 
Da origem e juventude desse homem com missão tão providencial, nada se sabe. A Bíblia só nos diz que ele é “filho de Nun” e “da tribo de Efraim”. Ele vem a ser chamado de “ministro de Moisés”, com quem subiu o Monte Sinai. Sabemos também que quando o grande legislador entrava no tabernáculo para falar com Deus face a face, como um amigo costuma falar com seu amigo, o seu jovem servo Josué não se apartava do tabernáculo.

Josué era filho espiritual, discípulo de Moisés e estava sempre a seu lado. Este chegou mesmo a mudar-lhe o nome, de Oséias, para Josué (Números 13.16), que quer dizer “Jeová é a salvação.

Ele estava entre os 12 representantes das tribos que Moisés enviou para espiar a terra prometida. Dez homens trouxeram um relatório negativo dizendo que os habitantes eram gigantes, numerosos e que certamente os derrotariam. Nesse momento de desesperança, Josué e Calebe, cheios de confiança em Deus, rasgaram suas vestes e falaram a toda comunidade que Deus estava dando uma terra onde havia leite e mel com fartura. Pela fé, eles afirmaram que o Senhor os faria entrar naquela terra para a possuir. A incredulidade do povo os fez peregrinar pelo deserto por 40 anos.

Josué, como sucessor de Moisés, teve o privilégio de liderar o povo de Israel na conquista da terra prometida. Deus prometeu: “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.” (Josué 1.7,8)

Porque ele, pela fé, obedeceu às ordens do Deus de Israel, venceu todos os desafios que estavam diante dele. Atravessou o rio Jordão caminhando, viu as muralhas de Jericó serem derrubadas, ordenou que o sol parasse e assim aconteceu! Pela fé Josué descobriu que era Deus quem lutava suas batalhas! Quem luta suas lutas? Pela fé você tem confiado a Deus as suas lutas diárias?

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11.1) “Sem fé é impossível agradar a Deus.”(Hebreus 11.6). O povo teve que confiar no poder de Deus para vencer seus desafios. John Blanchard afirmou que “No final do dia, fé significa deixar Deus ser Deus.” Para você deixar Deus ser Deus, qual é o seu desafio de fé? Qual é o seu desafio de fé na vida pessoal, familiar, profissional, espiritual? Dê um passo de fé e confie na manifestação do poder de Deus a seu favor!

 

.

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *